E lá está você, com concentração total naquele trabalho da facul, ou então focadx em terminar aquele trampo que o chefe pediu de última hora, e de repente chega ela: a chata da dor de cabeça!!!
Aí pronto! Adeus foco e concentração =/ #SenteoDrama
E o pior é que esse tipo de dor é bemmm mais comum do que você imagina: as pesquisas dizem que 90% das pessoas já tiveram isso pelo menos uma vez na vida!!! =O 1,2
E sabe o que é mais bizarro? Segundo os especialistas, existem mais de 150 tipos de dor de cabeça!!!!2
Mas calma!! A maior parte das dores de cabeça são de 3 tipos, e agora vou te falar um pouco mais sobre elas:

1) A FAMOSA... ENXAQUECA

POR QUE ELA APARECE? Uma das principais causas da enxaqueca é a genética (sim, culpa da família...kkkk). Além disso, hormônios e uso de anticoncepcionais também podem aumentar a chance da enxaqueca aparecer.
ONDE DÓI? A dor costuma aparecer de um lado só da cabeça, mas em alguns casos pode doer dos 2 lados.
QUANTO TEMPO DURA? As crises de enxaqueca podem durar de 4 a 72 horas (affff...)
TEM OUTROS SINTOMAS? Quando a dor é mais forte, a pessoa pode ter enjoo, vômito e intolerância à luz (aquela vontade de ficar num quarto escuro quando a dor vem)2.

2) O CHEFE PESOU NA SUA E AÍ.... DOR DE CABEÇA TENSIONAL

POR QUE ELA APARECE? Tensional, manja? T-E-N-S-Ã-O!! Estresse, preocupação, nervosismo... tudo isso ajuda essa dor de cabeça aparecer! Os médicos também dizem que esse tipo de dor de cabeça tem a ver com ansiedade e alterações no sono. 3,4
ONDE DÓI? A dor pode vir na parte da frente da cabeça, no meio da cabeça, nuca, parte posterior ou toda a cabeça. 3,4
QUANTO TEMPO DURA? Pode variar bastante – de poucas horas a dias.3
TEM OUTROS SINTOMAS? Não (AaAaaEeeEE!!!) 4

3) SABE AQUELA DOR PRA QUERER BATER A CABEÇA NA PAREDE? É ELA... DOR DE CABEÇA EM SALVAS

POR QUE ELA APARECE? Nem a ciência sabe explicar!!! Kkkkkk... mas parece que consumir muita bebida alcoólica pode ser o gatilho para o começo de uma crise (então não vai exagerar no goró no fds, hein?!). Fora isso, as pesquisas mostram que esse tipo de dor de cabeça atinge mais os homens entre 20 e 30 anos. 5,6
ONDE DÓI? A dor costuma ficar apenas de um lado (ainda bem, porque é tão insuportável que pode até te acordar no meio da noite!!) 5
QUANTO TEMPO DURA? As crises têm duração limitada, de 15 minutos a no máximo 3 horas – mas é o suficiente pra pessoa querer sumir do universo, de tanta dor!! 5
TEM OUTROS SINTOMAS? Pior que sim... lacrimejamento (geralmente no olho que fica do lado onde a dor está), nariz entupido, inchaço nos olhos, vermelhidão no rosto, e tudo isso ainda com uma sensação de agitação... 5 socoorrroooo!!!!!!

Agora vou te contar um segredo sobre como lidar melhor com qualquer um destes tipos de dor de cabeça... que rufem os tamboresssss!!!!!

BOM HUMOR!! A dor pode até vir, mas se você levar numa boa e não prestar muita atenção nessa chata, ela logo vai embora – e não sou eu quem está inventando, os cientistas já comprovaram!!! 7

Referências bibliográficas:
1. World Health Organization. Headache disorders. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/headache-disorders. Acesso em: julho, 2019.
2. Esmanhotto BB. Tipos de dores de cabeça. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=363. Acesso em: julho, 2019.
3. Fumal A, Schoenen J. Tension-type headache: current research and clinical management. Lancet Neurol. 2008;7(1):70-83.
4. Silva EB. Cefaleia tipo tensional. Sociedade Brasileira de Cefaleia. Disponível em: https://sbcefaleia.com.br/noticias.php?id=346. Acesso em: julho, 2019.
5. Headache Classification Committee of the International Headache Society (IHS) The International Classification of Headache Disorders, 3rd edition. Cephalalgia. 2018;38(1):1-211.
6. Almeida RF. Cefaléia em Salvas. Quadro clínico e fisiopatologia - uma breve revisão. Migrâneas cefaleias. 2004; 7(4):133-139.